Mensurando o resultado das suas campanhas
Quando uma empresa resolve anunciar em alguma mídia exterior como outdoor, front-light, painéis rodoviários, painéis de led ou outra mídia exterior, espera sempre que esta comunicação lhe traga o máximo de retorno para o seu investimento, mas normalmente ficamos com a dúvida de quanto retorno do investimento nesta midia?
O Outdoor é um das mídias de massa com maior abrangência de públicos considerando classes sociais e faixa etária. Por disto também é considerado um dos veículos de comunicação mais complexos para mensuração de resultados.
É comum ficarmos em dúvida com relação a o número de pessoas impactadas pela comunicação ou quanto a comunicação despertou desejo de compra ou melhorou a imagem e fixação de marca.
Mas a realidade é que há algumas maneiras de saber se seus clientes estão vendo o seu produto ou serviço divulgados no outdoor.
O método mais tradicional é a pesquisa. Para se fazer uma pesquisa não é necessário gastar milhares de reais contratando um instituto de pesquisa profissional para buscar informações junto ao seu cliente. Basta elaborar simples perguntas, através de questionários físicos ou presencial com a equipe de atendimento, perguntado por exemplo quais os motivos que trouxeramo cliente para a sua loja? Ou então, qual meio de comunicação o cliente lembra de ter visto a sua marca. São perguntas simples e eficientes que ajudarão você a medir o resultado do seu investimento.
Esta pesquisa pode ser realizada tanto no contato pessoal como telefônico, caixa de sugestões ou e-mail. Só lebre de registrar e parametrizar as respostas para que possa mensura-las no futuro.
Uma segunda alternativa, que exige um certo investimento, é o uso de aparelhos móveis instalados próximo ao painel, que através do sinal de wifi emitidos pelos smartphones que calculam via imagem ou movimento o fluxo de pessoas num período e raio de distância determinado. Este sistema são muito eficientes e discretos e podem monitorar o fluxo de pessoas que transitam em frente aos painéis de publicidade por longo períodos e que aliados a um sistema, trazem as informações de impactos muito aproximadas.
Estes sistemas já estão disponíveis no mercado brasileiro e possuem outras funcionalidades como mensurar fluxo de lojas e até movimentação em frente a vitrines.
Com pesquisa ou sem ela, a dica é escolher sempre painéis bem localizados em ruas e avenidas bastante movimentadas, que não sofram interferências ou obstáculos visuais e acima de tudo faça comunicação direta e atrativa. O resultado é garantido.
Nos siga no Instagram: @maoutdoor_
Compartilhar: